sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Há pouca gordura para queimar!"

David Luiz já se sente soltinho para atacar o difícil ciclo competitivo que arranca em Guimarães. O peso não é problema, a falta de ritmo também não, e o defesa-central, tal como os colegas do balneário da Luz, esquece o atraso na Liga, marcado por um arranque de época frouxo, apontando baterias para a desejada recuperação. É que a pré-época em competição, como prometeu o técnico Jorge Jesus, já está no final, e o físico perto do ideal. Os seis pontos perdidos nas primeiras duas jornadas retiraram margem para que novo falhanço ocorra numa fase que tem obrigatoriamente de ser de retoma, como assinalou David Luiz em declarações a O JOGO no fim do estágio realizado pela selecção do Brasil em Barcelona: "É verdade que agora já temos pouca gordura para queimar!"
O tempo de paragem para os compromissos das selecções ajudou Jesus a elevar os índices físicos de vários atletas em défice - Cardozo era um deles, como frisou o técnico recentemente - e levou David Luiz para o estágio de preparação da canarinha, onde não perdeu de vista a realidade encarnada, reflectida na tabela da Liga ZON Sagres. "Estamos a seis pontos do primeiro classificado e agora vamos ter de correr atrás. Mas a classificação actual [na Liga] não interessa muito. O que interessa é como ficará no final do campeonato. E quando chegarmos ao final da prova, espero voltar a festejar o título de campeão nacional", atirou.
Hoje é dia de compromisso em Guimarães, um jogo "difícil" onde, na época transacta, o emblema da Luz saiu vitorioso nos descontos graças à cabeçada certeira de Ramires - colega de David na canarinha e agora defensor das cores dos ingleses do Chelsea. "Sabemos que é um estádio onde é bastante difícil de jogar. O Guimarães é uma equipa muito boa, com tradição no futebol português. Quando joga em casa, os seus jogadores são ainda mais difíceis de defrontar, porque os adeptos apoiam bastante a equipa", lembrou, garantindo entrega total na noite de hoje. "Vai ser um jogo de extrema importância para nós e temos de encará-lo como uma final."

270
David Luiz é um dos quatro jogadores totalistas do Benfica na actual Liga ZON Sagres, onde já completou 270 minutos. Registo igual foi alcançado por Fábio Coentrão, Javi García e Cardozo.

49
Em três desafios para o campeonato, o central brasileiro é o segundo atleta da prova com mais recuperações de bola, logo atrás de Luís Alberto, do Nacional. David Luiz regista um total de 49 recuperações, uma média de 16 por jogo, enquanto o médio do emblema madeirense tem 59 recuperações, 20 por encontro.

172
Não é médio, mas o internacional brasileiro dono da camisola 23 dos encarnados é o segundo jogador com mais passes realizados na Liga ZON Sagres: 172 no total, 57 por jogo. Álvaro Pereira, lateral do rival FC Porto, lidera a lista com 199 passes, 66 por jogo. Já ao nível do acerto dos mesmos, ambos figuram nos primeiros lugares da competição; Álvaro Pereira com 156 passes certos, 52 por jogo, enquanto o benfiquista regista 145, ou seja, uma média de 48 passes acertados por desafio.

Fonte: OJogo

1 comentário: