quinta-feira, 24 de março de 2011

Jogadores da Seleção lamentam racismo em confrontos na Europa

Dois episódios de racismo movimentaram o futebol europeu na semana passada. Os laterais Roberto Carlos, do Anzhi, da Rússia, e Marcelo, do Real Madrid, foram hostilizados por torcedores do Zenit e do Atlético de Madri, respectivamente, com atos discriminatórios. Nesta quinta-feira, os jogadores da Seleção Brasileira se apresentaram em Londres para o amistoso contra a Escócia, no domingo, às 10h (de Brasília), no Emirates Stadium, e repudiaram a atitude de alguns torcedores.

(...)

Recém-chegado ao Chelsea, o zagueiro David Luiz também comentou a atitude de uma minoria nos estádios em São Petersburgo e Madri. No caso de Roberto Carlos, um torcedor ofereceu uma banana ao lateral antes da execução do hino nacional russo. Já Marcelo foi chamado de "macaco" por alguns fãs do Atlético de Madri, no Vicente Calderon.
- Jogador de futebol não é apenas atleta. Você tem uma imagem que é seguida por crianças e adolescentes. Temos que deixar a mensagem contra essas atitudes. Todos são iguais, independentemente da cor da pele, da profissão ou dos ideais que segue. Já vivi essa situação com um amigo. Mas ele levou na brincadeira e fingiu que nada aconteceu. Precisamos diminuir essas atitudes - opinou o zagueiro.

(...)

Fonte: Globo Esporte

2 comentários:

  1. A Europa se arrasta para tentar sair do atoleiro econômico, Portugal, Grécia e irlanda estão a beira da falência, a França puxa o saco do Brasil de todas as maneiras tentando vender seus jatos e dar uma turbinada na economia, desconfio até que a gana de Sarkozy para entrar nos combates líbios é mostrar que seu avião Rafale de fato voa e dá tiro, não lembro deste avião ter sido usado antes disto.
    Os europeus dominaram o mundo até o final da segunda guerra mundial, eles são orgulhosos disto, continuaram ricos e pelo menos a parte ocidental pôde dar um padrão de vida excelente para seus cidadãos, padrão este que está sofrendo cortes sistemáticos como acontece na Inglaterra agora, porque a economia, como eu já disse acima, vai mal.
    Neste quadro de decadência assistimos estas manifestações de racismo contra jogadores não brancos, jogam bananas, chamam de macacos, entoam musiquinhas ridículas, um festival de ignorância.
    Como um escocês pode se sentir superior a um brasileiro? Temos nossos problemas mas somos um povo livre e eles não conseguiram ser um país independente da Inglaterra até hoje.
    Sentem-se superiores porque são europeu e pronto. Do meu ponto de vista são completamente ridículos, nesta semana ofereceram uma banana ao lateral Roberto Carlos, e hoje outra banana foi jogada em campo para o Neymar.
    Cada um destes jogadores recebem mais de 300 mil euros por mês, valor que não será ganho numa vida inteira de um operário europeu (que conseguir manter seu emprego), acho que eles deveriam parar de jogar bananas em campo guardá-las para comer, pode fazer falta durante a semana.

    ResponderEliminar
  2. Antes o racismo fosse um problema europeu, ele seria certamente um problemas menor do que é hoje em dia, mas o racismo é uma questão mundial. Fica aqui apenas uma pergunta: Como podemos exigir tanto respeito e igualdade fora do nosso país se no seu interior o racismo é tão latente quanto lá fora?
    Recentemente assistimos o racismo sofrido pelo jogador de volei da Super Liga Masculina, Deivid, na partida entre Londrina e São Bernardo. Não era uma pessoa que atacava verbalmente o jogar na ocasião, era um grupo. No caso do Deivid o jogador teve o amparo do seu clube, dos colegas do São Bernardo e o caso não permaneceu apenas em sua mémoria, caindo no esquecimento, pois o boletim de ocorrência foi devidamente registrado.
    A própria internet é um campo fértil para manifestações de intolerância, não apenas de questões raciais e nada nunca é feito por pelas autoridades competentes, muito menos comentado pelo povo brasileiro. Isso é lamentável.
    Alexandra Vargas Machadoa
    http://vargasmachado.blogspot.com

    ResponderEliminar