segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu bem sei onde estava há um ano...

Há precisamente um ano atrás eu e mais uns milhões de pessoas, festejávamos desalmadamente o campeonato conquistado pelo Benfica. Vimos o Estádio da Luz em modo "Inferno da Luz", vimos os jogadores a fazerem uma festa enorme, vimos o Marquês de Pombal atolado de gente, vimos o Javi Garcia a fazer um mini strip, vimos o David Luiz a cantar «Eu amo o Benfica», vimos as cidades portuguesas pintadas de vermelho e branco.
Há um ano, estava eu de cachecol ao pescoço, aos pinchos, a gritar, feliz da vida!

Ontem o FCP, recebeu o troféu, mas devo dizer, que nem ontem, nem no dia em que se sagraram campeões na Luz, fizeram uma festa de jeito.


23davidluiz.blogspot.com

6 comentários:

  1. Eu também sei onde esta há um ano. Foi impressionante aquela festa! Nenhum clube faz uma festa assim! Quando, finalmente, se ouviu o apito final cantou-se "Campeões, campeões, nós somos campeões". Os jogadores, agradeceram a Deus e festejaram com os adeptos que durante uma época estiveram lá sempre apoiar. Depois, os verdadeiros adeptos, os que estão lá não só durante uma epóca ou duas agradeceram aos gloriosos guerreiros da Luz, e não o contrário. Sou sincera, fui e sou uma fã do David Luiz mas naquele dia não sabia diferenciar Cardozo do David Luiz. Ali havia o Benfica, havia a mística Benfiquista em redor daquele estádio. Ao fim de quinze minutos a festejar e já depois de montarem o palco, parei para pensar naquele momento, no quanto aquele "palco imortal" se tinha tornado importante para mim. As lágrimas vieram-me aos olhos e soltei uma lágrima (apenas uma!). Limpei-a rapidamente, não queria que ninguém visse mas quando olhei para a minha frente e um senhor de mais de 50 anos chorava e rezava a Deus incessantemente. Foi dos momentos mais tocantes da minha vida, juro que foi. Depois de toda esta maluqueira no estádio, e gritarmos mais de 50 vezes "Campeões, campeões!", quase todas as pessoas que estavam no estádio (e naquele dia eramos 65 mil) dirigiram-se para o metro para ir direitos para o Marquês de Pombal. Ouvia-se buzinas nas ruas, pessoas em cima dos carros com cachecóis bem no alto, vi uma rapariga a tocar o hino com uma trompete (ou algo parecido a isso). Entrei no metro e estava tão cheio que podia levantar os meus pés e ficava suspensa no ar. Lembro-me que as pessoas começaram logo a fazer a festa no metro e a pular lá dentro... O senhor que ia "a conduzir" (não sei bem se é assim que se diz) o metro até disse "Só vamos sair daqui quando vocês pararem de saltar!". Foi exactamente assim, a azia na voz do senhor era muito bem visível. Toda aquela situação provocou uma risada entre as pessoas. "Este é lagarto!!" dizia um adepto. O riso era inevitável.
    Quando finalmente chegamos ao Marquês... Fiquei impressionada, senti orgulho naquilo que era. Eu era (e sou) Benfiquista com muito orgulho e com muito amor. Não sei quantas pessoas estavam a festejar mas em toda a Lisboa... meio milhão de pessoas estavam, certamente. Aquela grande mancha vermelha, os canticos, as camisolas, os cachecóis, as fumarolas, as pessoas em cima do Marquês, os canticos... Foi incrível. E sabem que mais? Nessa noite, nessa noite em que fomos campeões, não houve Porto, não houve sporting. Não houve gritos de ódio, canticos contra alguém, não houve nada! APENAS O BENFICA! E é isso que nos faz diferente! (Para terminar, lembram-se do senhor que subiu o Marquês e colocou uma bandeira lá bem no alto? Para mim soube-me como uma cereja no todo do doce!)
    AMO-TE BENFICA, ONTEM, HOJE E AMANHÃ!

    ResponderEliminar
  2. Lindo Maria :)
    Não vivi o momento aí em Lisboa, mas vivi aquino Norte, na minha cidadezinha, saímos à rua, os carros paravam todas, só se ouviam músicas do Benfica, eram bandeiras, eram cachecois, era tudo vermelho, e gritávamos Campeões várias e várias vezes, e cantávamos outros cânticos e voltávamos aos campeões, vi carros completamente à Benfica, vi cartazes, muitas pessoas felizes!
    Foi lindo!
    Um dia adorava poder ir ao Marquês fazer a festa, só de ver o vídeo e as fotos dá arrepios imagino o que não seja e estar lá, ver aquela gente toda, unida por um só clube!
    O Benfica é assim.
    E com diz o cântico, sou Benfica até morrer!

    ResponderEliminar
  3. Não tive o privilégio de estar no Marquês à um ano atrás, mas festejei no meu bairro. Fui ver o jogo com uma amiga minha a um café e quando regressei nem queria acreditar no que via ! Centenas (!) de pessoas na rua a festejar, os autocarros parados, porque simplesmente não consequiam passar pelas pessoas e carros que estavam parados na avenida. O simples facto de ter o cachecol do Benfica fez com que imediatamente viessem pessoas falar e festejar comigos. Foi lindo, foi (e é) como se fizessemos parte de uma familia alargada: a família Benfiquista. Só espero que possamos celebrar um título brevemente, pra poder voltar a sentir o orgulho e felicidade em ser Benfiquista como senti naquele dia ! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou de Lisboa, sou de um bocado longe e não pude acompanhar de perto esse grande dia. Mas isso não me impediu de gritar, de rir, de cantar e de chorar de felicidade pelo nosso Glorioso :D
    Mas não sei pk ontem na minha tv a festa do outro clubezeco corrupto parecia ser rasca ahahah
    Mesmo que eles tentem não conseguem ter uma festa igual a nossa :P
    Portugal parou e pintou-se de vermelho e branco :P
    E eles o que tiveram? Quanto tempo apareceram na tv? Quantas páginas e capas vinham nos jornais a falar sobre eles?
    Vieram no JOGO?! Tiveram 3 ou 4min a mostrarem a festa?!
    Isso comparado connosco não é nada!
    Cuitados, pode ser que um dia consigam ter metade do que nós conseguimos ter :D
    Benfica, Sempre (L)

    M'A

    ResponderEliminar
  5. Adorei o sentimento com que a Maria descreveu uma das maiores festas que já vi! Não estive lá infelizmente e nem vi festa nenhuma, nem pode gritar ou berrar...porque sou de Braga,e ano passado tudo ficou aziado nesse dia, nem se podia sair à rua com um cachecol, era logo à pedrada! Mas posso não o ter feito, mas o que senti cá dentro não tem palavras! É o orgulho, é a alegria, é a emoção, é uma felicidade extrema...eles podem ganhar tudo e mais alguma coisa, mas festas como as nossas, alegria como à nossa, alma como à nossa...nunca terão! Quando ganhámos cantámos o que nos vai na alma...e não cânticos para os outros...porque nesses dias é: Benfica, Benfica e só Benfica! Agora fiquei com saudades...quero mais festas como a de amo passado!

    ResponderEliminar
  6. Esse pessoal do porto deve ser que nem o pessoal do vasco aqui no Brasil, bando de banana, festa mesmo só flamenguista sabe fazer ^^

    Não dá pra ganhar todas, é erguir a cabeça pq daqui a pouco recomeça tudo de novo^^

    ResponderEliminar