terça-feira, 9 de agosto de 2011

'O pessoal está apavorado', diz goleiro Gomes sobre caos em Londres

Edifícios queimados, vidros quebrados, lojas saqueadas... Esse é o panorama atual de diversas localidades da capital da Inglaterra, Londres, palco de uma onda de violência e protestos. Bem diferente disso é a situação de Chigwell, casa do brasileiro Gomes e de outros atletas do Tottenham, que fica a 20 minutos do bairro homônimo dos Spurs e primeiro local afetado pelo caos. Informado do assunto pela televisão, o jogador de 30 anos conta que não presenciou nenhum episódio violento, mas recebeu conselhos para não ficar dentro de sua residência.
- As coisas que vemos são mais na televisão. A primeira delas foi logo depois de um amistoso contra o Bilbao, bem próximo ao estádio (White Hart Lane). A gente não presenciou nada ainda, porque o nosso bairro (Chigwell) é mais tranquilo, mas o pessoal está bem apavorado. Somos aconselhados a ficar em casa, não dar bobeira. Mesmo morando em um bairro mais calmo, pode acontecer em qualquer lugar. O Centro de Treinamento fica a dois minutos da minha casa, e vou de carro. Nenhum dos jogadores do clube com quem falei teve problemas. O clube só pediu que ficássemos atentos ao nosso redor, por meio do treinador e da comissão técnica - relatou, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.
Gomes conta que entrou em contato com outros brasileiros, como David Luiz e Alex, do Chelsea, e o volante Sandro, também do Tottenham, que se recupera de uma lesão no Brasil.
- A gente (Gomes, David Luiz e Alex) conversa para saber o que está acontecendo. O Sandro me ligou para saber também. O assunto é geralmente o fato de que as pessoas pensam que isso só acontece no Brasil, esses episódios de violência, pensam que estão seguras na Inglaterra. Mas a verdade é que você não está tranquilo em lugar nenhum do mundo mais. Nunca se sabe vão te acertar uma pedra, por exemplo. Os manifestantes dizem que não querem atingir cidadãos, só afrontar a polícia. O que eles querem é aproveitar o momento para fazer saques, pegar o máximo que puderem.
O brasileiro mostra otimismo, apesar de tudo, e acredita que o Campeonato Inglês não será tão afetado, apesar do cancelamento de algumas partidas da Premier League e do amistoso entre Inglaterra e Holanda.
- Eu acho que vai haver uma medida agora. O primeiro-ministro voltou de viagem com urgência, colocou mais reforços na rua. Inclusive, eles vão bloquear um serviço de mensagens de celular, com o qual estavam sendo combinados atos de violência. Eles estão se reunindo e decidindo o que tem que ser feito. É claro que, quando acontece desse modo generalizado, você fica assustado. Mas acho que prejudica a primeira rodada só. A polícia não tem como dar a segurança necessária ainda, mas terá em breve.
Gomes mandou uma mensagem para os brasileiros que têm familiares em Londres.
- Eles estão fazendo o máximo para tudo ser contornado. A polícia vai fazer frente. As pessoas comentam que nunca viram protestos desse modo no país, mas o que a gente tem acompanhado é que, em breve, tudo vai se tranquilizar, para que todas as pessoas, inclusive quem está no Brasil, possa se tranquilizar. A paz voltará a reinar o quanto antes - concluiu.
Os primeiros confrontos ocorreram em Tottenham, no norte de Londres, durante uma manifestação que pedia "justiça" após a morte de um homem de 29 anos, Mark Duggan, em um tiroteio com a polícia na quinta-feira. No domingo, a violência se alastrou para outros bairros da capital britânica.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário:

  1. Acredito que sim, nós aqui também estamos só de ver as imagens, nem imagino lá

    ResponderEliminar