quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Remember?

Ao David Luiz - AS CHUTEIRAS QUE ME CALÇAS



Por tua causa, assumo, a imprensa desportiva passou a fazer parte do meu "café da manhã".
O jornal Record citou-te há poucos dias após a vitória do nosso clube: "É preciso manter a humildade e os pés bem assentes no chão". resumi-te na tua própria frase. Este és tu, sem tirar nem por. O equilíbrio entre a gratidão pelo que é e a fé inabalável no que há-de ser. Assim és tu:o homem seguro e menino sonhador. O fiel de uma balança entre o onde vieste e o onde estás agora. Este és tu, que não me deixas transformar-te num ídolo.
Exiges ser em mim tão somente o David sem coroa de rei, e sem a força sobrenatural que derrota os "Golias" do futebol. Mas por muito que te esquives do estatuto especial, na simplicidade que acima de tudo te caracteriza tão bem, não vou inibir-me de te dizer obrigada publicamente pelas "chuteiras" com que me calças cheias de garra e de serenidade, ao mesmo tempo, neste que é o meu caminho aparentemente condenado à condição permanente de não poder chutar uma bola.
"Calças-me" com as certezas de que o meu propósito é muito maior que eu.
"Calças-me" de motivação para ultrapassar todos os obstáculos intrínsecos ao facto de uma pessoa com mobilidade reduzida ir a um estádio de futebol.
"Calças-me" cada vez mais de orgulho em ser Benfiquista.
As chuteiras que me calças são invisíveis aos olhos dos comuns mas são elas que tambem dão significado aos meus pés pequeninos e frágeis para suportar o meu corpo.
Fazes hoje o mesmo numero de anos que o numero que te identifica no Benfica:23. E ainda tens tanto para voar...Numa época em que o Mundo fala de ti, eu preferi fazer diferente e falar para ti. Agradecer-te por me assentares os pés tantas vezes num chão que não piso. Trazendo-me à realidade de que o desafio não é chegar a lado algum, mas sim manter-mo-nos lá, fieis ao que sempre nos foi fiel.. Tu faze-lo na perfeição. Podias ser o meu irmão mais novo, mas o lider e o cuidador és quase sempre tú. Numa protecção que nunca sufoca e numa entrega de que há alguém que providencia a minha e a tua vida. Aí também és diferente de toda a gente que- como que a compensar-me do que não posso fazer - transformar-me numa especie de heroina, aspirina anímica ou exemplo a seguir.
Reconheces-me pela alma que nada tem a ver com a minha condição física. É que o teu foco nunca será colocado nas pessoas, por isso das-me sempre muito mais do que alguma vez eu julgarei que te dou. Quando empurras a minha cadeira de rodas, desenhas-me asas nas costas. Quando me pegas ao colo mostras-me que a minha visão do mundo não é limitada pela minha altura. E é a partir do teu colo que consigo percepcionar uma canção da Ala dos Namorados: "Pelo céu ás cavalitas, escondi nos teu caracóis, a estrela mais bonita que eu já vi."
Tu sabes que essa estrela estará sempre lá, contigo. Brilhará nos ataques e nas defesas, nos cortes e nos golos, nos penáltis e nos lances de bola parada, nos livres e nos cantos. No campo e na vida. Na tua e na minha.
"Já deixei de ser criança, e tu dormes à lareira. Ainda sinto a minha estrela, nos teus caracóis".

Mafalda Ribeiro (Record, 22/04/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário