sábado, 12 de janeiro de 2013

David Luiz, o médio: Porque a sua reinvenção pode colocar o Chelsea de volta no topo

David Luiz está entrar numa fase crítica na sua carreira como jogador do Chelsea.
Desde a sua transferência, em Janeiro de 2011, do Benfica para o Chelsea que o brasileiro tem divido opiniões na Premier League.
O jogador de 25 anos representa um jogador de futebol moderno, tendo muitas qualidade que se encaixam muito bem em várias posições. Dependendo da cultura futebolística em que o jogador se encontra, a sua posição pode alterar segundo as qualidades estereotipadas procuradas num jogador em particular.
As pessoas poderiam pensar que a comunicação social não deveria ter tanto impacto na carreira de um jogador numa liga em particular, mas a forma como a imprensa britânica tem sido tão obsessiva com David Luiz e a sua incapacidade de jogar como defesa-central tem sido um pouco desconcertante.
A imprensa britânica tem a audácia de sugerir que o Brasil, um país que concedeu o menor número de golos na história do Mundial de Futebol, não poderia identificar a posição que melhor se encaixa nas qualidades de David.
Luiz é um futebolista bastante notável e o facto de ele ser excelente no papel de médio com Rafael Beniteza não deveria justificar aqueles que gozaram com ele quando ele joga a defesa-central. Afinal, a antecipação é uma das qualidades que ele não tem como um defesa-central e esta qualidade é fundamental para ser um médio de sucesso.
A verdadeira razão pela qual David Luiz deve ser utilizado como médio defensivo num futuro imediato é o facto do Chelsea estar particularmente fraca nessa área e particularmente forte na área mais defensiva do campo.
(...)
Com a mistura sensacional de talento e criatividade a partir de uma infinidade de opções de ataque, não admira a lógica de Benitez de que a equipa precisa de uma fundação mais forte para Oscar, Eden Hazard e Juan Mata brilharem. O fundamental, que foi perdido por Roberto Di Matteo no início da tempora.
Luiz pode executar muitas das tarefas de Jon Obi Mikel para um padrão mais equivalente - desarme difícil, batalhas aéreas e disciplina posicional - e superar o nigeriano com outras faceto jogo como a variedade de passes, continuar a jogar depois de interceptar a bola e marcação de golos.
Com a abilidade de Cahill, os Blues não estão a perder uma grande quantidade de qualidades que David Luiz possui que beneficiam a defesa quando ela joga lá, o que significa que o Chelsea finalmente tem um maior leque de habilidades desde o meio-campo defensivo do que Obi Mikel alguma vez teve.
Uma ressalva para esta transformação posicional são os diferentes caminhos que David Luiz pode ter na sua carreira internacional. O brasileiro poderia colocar o seu lugar na selecção em perigo por não jogar numa posição que ocupou nos últimos dois anos.
Isso é uma questão a ser considerada durante a pré-temporada da próxima época, um ano antes do Mundial de Futebol, pois agora os Blues tem uma questão mais importante: vencer a Premier League e David Luiz a médio-defensivo é a chave para fazer disso uma realidade.

Fonte: Bleacher Report
Notícia traduzida por: 23davidluiz.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário