quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Líder na Seleção, David Luiz quer estreitar relação do time com torcedor

Um dos jogadores mais convocados por Mano Menezes nos mais de dois anos que ficou à frente da seleção brasileira, David Luiz iniciou a era Felipão em alta. Foi convocado, jogou de titular, como vinha sendo antes, e ainda ganhou a braçadeira de capitão na derrota de quarta-feira, por 2 a 1, para a Inglaterra, em Londres.
É verdade que essa oportunidade de comandar a equipe dentro de campo veio também pela ausência de Thiago Silva, machucado. Normalmente é o zagueiro do Paris Saint-Germain quem usa a faixa de capitão. Mas David ganhou essa missão de Felipão mesmo tendo a experiência de Ronaldinho Gaúcho à disposição.
Empolgado com o projeto da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o zagueiro do Chelsea pretende realmente, capitão ou não, liderar um movimento de apoio à Seleção.
- O torcedor gosta de ver que somos brasileiros normais. Que queremos jogar, vencer... - declarou, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Confira abaixo o bate-papo com David Luiz, em sua casa, em Londres, dias antes de ele jogar contra a Inglaterra, no estádio de Wembley.

GLOBOESPORTE.COM: Com o Felipão na Seleção, você acha que terá um recomeço? E ele comentou sobre você como volante. Ficou feliz com a observação?
David Luiz: Não é um recomeço, mas sim uma continuidade do que eu vinha fazendo antes. Somos brasileiros e gostamos de ver a Seleção ganhando e feliz. Felipão e Parreira voltaram e estão implantando a filosofia deles de trabalho. Nós vamos tentar nos adaptar para termos as nossas oportunidades. O Felipão tem acompanhado o meu trabalho. Fiquei contente pelo que ele disse sobre mim como volante. Ele tem visto vários jogos em que atuei assim. Tenho de trabalhar todos os dias em busca da minha oportunidade a cada jogo. Não penso a longo prazo. Profissionalmente, eu penso no dia a dia porque as chances aparecem quando você planta coisas boas.
Como você se enxerga no grupo da seleção brasileira?
Sou um cara feliz. Tenho tudo na vida para ser feliz. Sou um privilegiado por Deus por tudo o que ele fez na minha vida até hoje. Começou pela minha família, com os princípios que eles me ensinaram. Não tenho motivos para reclamar de nada. Só peço saúde todos os dias porque o resto eu corro atrás. Tem pessoas passando por coisas piores. Não tenho motivos para ficar triste.
Você se considera um cara transparente?
Na minha vida sempre me mostrei muito para tudo e para todos. Meus pais me ensinaram sempre a ser honesto e ser eu mesmo. Sempre falaram para eu mostrar quem eu era porque as pessoas que realmente gostassem de mim iam gostar por isso. Gosto de me preocupar com o problema dos outros, de tentar ajudar. Todo mundo precisa de todo mundo. Só vivemos bem quando vemos o nosso amigo bem.
Então como fazer para que o torcedor brasileiro deixe a desconfiança pela Seleção de lado e abrace o time até a Copa do Mundo?
 Não é desconfiança. O brasileiro é acostumado a ganhar, acostumado a grandes jogos. Vou continuar sendo quem eu sou. Entendo todos os dias a frustração do brasileiro porque faz duas Copas que nós não vencemos. Sabemos que hoje nós temos vivido uma situação diferente, mas que temos a oportunidade de fazer diferente. Estamos mostrando que o mesmo amor que nós temos pela Seleção, eles também têm.
Por que você acha que há uma distância entre jogadores e torcedor?
O torcedor gosta de ver que somos brasileiros normais. Que queremos jogar, vencer... Chegamos no jogo em São Paulo, a situação não foi favorável (a Seleção foi vaiada na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, no Morumbi). Mas quando as pessoas falam de você, mesmo mal, é porque elas gostam de você. É a chance que temos para mostrar que somos brasileiros representando a nossa nação.
O que você acha que pode ser feito, então, para o torcedor entender melhor os jogadores?
Temos que ser verdadeiros. Quando você encara as coisas na vida sendo verdadeiro, todos vão saber quem você é. Não adianta interpretar um personagem. O torcedor gosta disso. Jogos bons, ruins, mas quando é brasileiro e pode olhar para a Seleção, tudo muda. Todo mundo vai ficar junto. É isso que temos que mostrar.
Mas a exigência do torcedor em relação a resultados é grande...
O torcedor é exigente porque dá valor. O Brasil ama muito a Seleção e sempre foi acostumado com grandes títulos. O brasileiro quer o hexa, quer o ouro. O Brasil ama o futebol. Você nasce homem e sonha ser jogador de futebol. Você nasce mulher e também sonha jogar futebol.

Fonte: Globoesporte.com

Sem comentários:

Enviar um comentário