sábado, 17 de maio de 2014

A ponte, o burocrata, o brincalhão e o exigente: David Luiz entrega capitães

(CLICAR NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO)

Não é tarefa fácil gerenciar um elenco cheio de astros como é o atual da Seleção Brasileira, prestes a disputar uma Copa do Mundo em casa. Felipão sabe, pela experiência do título de 2002, que só será possível levar a taça com alto nível de futebol e entrosamento, e, mais importante, que não consegue obter tudo isso sozinho. O técnico tem quatro aliados dentro do elenco. Cada um, de sua maneira, representa uma faceta do que Scolari considera importante para formar um elenco vencedor. São seus capitães, confidentes e espelhos: David Luiz, Fred, Julio Cesar e Thiago Silva.
É preciso lembrar que esta Seleção é um time de Felipão, que não esconde suas crenças no futebol. É um treinador que acredita que o que acontece nas concentrações e no vestiário é quase tão importante como o que se passa nas partidas. Por isso, há muito do trabalho do treinador que não é possível se enxergar à primeira vista. Um olhar aproximado pode ajudar a entender o grande quadro e as palavras de um integrante, como David Luiz, também.
O zagueiro do Chelsea é um dos quatro homens de confiança. Todos têm importância igual, mas sua função é a mais especial entre os capitães. Fora dos jogos, ao invés de ser um marcador, David atua praticamente como um camisa 10, fazendo a ligação entre os calouros e veteranos, mais novos e mais velhos, comissão e atletas. Ou, como o próprio jogador diz, "a ponte" desta Seleção Brasileira.

- Eu não consigo ser feliz sozinho. Gosto de ser a ponte para que as pessoas possam demonstrar o "verdadeiro eu" delas. Quando chega alguém novo, o Felipão fala "David, esse está vindo pela primeira vez, mostra pra ele como que o grupo é".

Quando David se define como uma "ponte" mostra ser um craque no auto conhecimento. Ele é exatamente como se descreve. Durante a convocação, mesmo já tendo sido confirmado por Scolari, estava nervoso por seus amigos que iriam ou não ser chamados. Depois do anúncio, não parou mais quieto. A "ponte" de Felipão não desgrudou um segundo do celular, ligando para seus companheiros de Seleção, parabenizando, comemorando, planejando o que farão nos momentos que passarão juntos. O zagueiro agitou quase todo o time em questão de minutos. A mãe, Regina, até brincava: "Ele não vai sossegar enquanto não ligar para os outros 22".
David tem uma alegria pura, não perde a felicidade de menino e não tem vergonha de parecer bobo. O importante para ele é compartilhar bons momentos com seus amigos. É exatamente isso o que Felipão espera que seu capitão leve para a Granja a partir da apresentação, no dia 26 de maio. Para as outras funções, o técnico tem seus outros três aliados.

-  Nós quatro trabalhamos na mesma linha para ajudar o Felipão a organizar o grupo, usando nossa personalidade. Mas o mais importante deste elenco é que quando chegamos nas reuniões, não é algo como, fala o Felipão, e depois falam os quatro. Há uma liberdade a todos para falar, e todos sabem ouvir muito bem. 

 Funciona assim porque o trabalho de David Luiz vem sendo bem executado até aqui. O zagueiro tem conseguido fazer com que os novos integrantes da "família" da Seleção Brasileira entendam essa linha de pensamento e a função de cada um dentro do elenco. Por exemplo, Julio Cesar, é o burocrata da equipe. Segundo David, o goleiro gosta de fazer o trabalho que muitos não apreciam, de falar de coisas mais sérias, atentar a todos para problemas com documentos, e até agendar e organizar reuniões no elenco.
O negócio do Thiago Silva é bem diferente do David Luiz. Ao contrário dos momentos compartilhados entre o elenco, Thiago é o principal responsável pelas conversas individuais e por cobrar mais de seus companheiros em treinamentos. A função de Fred, o quarto aliado de Felipão, também é outro. O centroavante está sempre preocupado em manter o alto astral no elenco, com seu jeito alegre.

- O Fred é o capitão brincalhão, gosta disso, e mostra para os jovens que não importa a idade, todo mundo é igual a todo mundo.

Talvez o centroavante seja a principal personificação do que é este elenco, segundo David Luiz. 'Feliz' é a palavra que o zagueiro usa para resumir este grupo, cheio de misturas, que, para o jogador, está no caminho certo, e sabe o que deve fazer para vencer a Copa do Mundo no Brasil.

in Globo Esporte



Sem comentários:

Enviar um comentário