segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mundo Brasil: David Luiz, o novo príncipe do Parque

#OBrasilEstáEmCampo, campanha nas redes sociais de promoção da imagem do agora reforço do PSG, foi feita por jovem designer português. E o «timing» não podia ter sido mais feliz, não acham?

Ainda no Benfica, David começou a despertar cobiça de grandes da Europa. Falou-se, desde aí, de um suposto interesse do Barcelona, ideia que se manteve nos últimos anos e foi especialmente reforçada nos últimos meses. 
Mas seria o Chelsea o destino do central brasileiro, depois de quatro anos de felicidade na Luz, numa transferência que rendeu ao Benfica 25 milhões de euros e ainda o passe de Matic (que, curiosamente, viria a ser transferido para o mesmo Chelsea, em janeiro passado...) 
Em Stamford Bridge, David Luiz viveu um autêntico sonho azul: mesmo em fases de alguma conturbação interna dos «Blues», a verdade é que, entre 2011 e este mês de maio de 2014, o brasileiro festejou a conquista de uma Champions (final em Munique, perante o Bayern, resolvida nos penáltis, um deles cobrado por David Luiz), uma Liga Europa (sim, na final da época passada frente ao Benfica, triunfo 2-1 dos Blues) e atingiu uma meia-final da Champions (eliminado pelo At. Madrid, depois de levar a melhor frente ao PSG, nos quartos). 
Benitez, primeiro, e Mourinho, mais tarde, aproveitaram a cultura tática do brasileiro e chegaram a utilizar David Luiz no meio-campo defensivo, mas é no eixo da defesa que o agora «parisiense» se sente melhor. 

O acordo perfeito? 

Que David Luiz é um dos melhores centrais brasileiros e um dos melhores defesa do futebol internacional, parece pacífico. 
Mas... valerá ele quase 50 milhões de euros, montante que o torna, de longe, o defesa mais caro da história do futebol, bem acima dos 44 milhões que o PSG pagou ao AC Milan por Thiago Silva (até agora a aquisição mais cara de sempre de um defesa?) 
Certo, certo é que o «Valderraminha» (alcunha que lhe deram no Brasil pelas óbvias parecenças capilares com o antigo internacional colombiano...) chegou bem mais longe do que nas «categorias de base» do São Paulo achavam: nos infantis do Morumbi, David foi dispensado por ser considerado «muito baixo para zagueiro». 
O menino cresceu, evoluiu imenso do ponto de vista tático, passou a despertar interesse dos maiores e mais ricos da Europa. 
O City terá estado na jogada, o namoro do Barça terá durado, mas foi o PSG a ganhar a corrida, com valores astronómicos. 
A vontade do jogador ter o seu futuro definido ainda antes de começar a Copa terá acelerado o processo negocial entre PSG, Chelsea e o próprio David Luiz, num negócio tripartido que o jornal desportivo francês «L’Équipe» rotulou de «acordo perfeito». 
Na hora do adeus a Stamford Brigde, depois de 143 jogos oficiais e 12 golos marcados ao serviço dos Blues, David Luiz escreveu: «Obrigado Chelsea pelos três anos e meio de uma grande parceria! Ganhei amigos, jogos e títulos que ficarão sempre na memória. Agradeço funcionários, atletas e torcedores! Geezers! Sem vocês esta história não seria possível! Saio triste pelos amigos que ficam mas feliz por estar a caminho de outro grande clube europeu e chegando em uma cidade que sempre me encantou! Nova etapa, novos desafios, e a certeza que juntos chegaremos ainda mais longe! Allez Paris». 
A partir de 10 de junho, na reabertura do mercado francês, David Luiz passa oficialmente a ser jogador do PSG. 

Um jovem português a tratar da imagem do craque 

Hugo Pais é um jovem designer português, de apenas 19 anos. Desde fevereiro, tem desenvolvido vários trabalhos para as redes sociais, promovendo a imagem do agora reforço milionário do PSG. 

Como é que surgiu a oportunidade? 
«Contatei o David Luiz via email e surgiu a oportunidade de ir a Inglaterra ver um jogo do Chelsea e então acabámos por criar uma boa ligação (eu, o gestor de conteúdos do David e o próprio David). Apesar de ter desenvolvido o site do David (que ainda não foi lançado ao público), a imagem para o Mundial- 2014 é uma campanha de redes sociais e não está relacionada com a página de web dele», explica Hugo Pais, ao «Mundo Brasil» da Maisfutebol Total. 
«O conceito do projeto», revela o jovem designer português, natural de Gaia, «foi juntar o Brasil numa só imagem. Então decidi colocar vários símbolos de várias zonas do Brasil e colocá-los dentro do Estádio Maracanã. Assim surge o conceito "O Brasil Está em Campo"». 

A imagem foi notícia em vários jornais desportivos do Brasil e passou em direto na Globo, o canal televisivo mais visto do Brasil. O site francês «Onlyfootball.fr» considerou Hugo Pais «Le Golden Boy du design» («o rapaz dourado do design»). 
Pode consultar os trabalhos de Hugo Pais sobre a imagem de David Luiz no facebook oficial do jogador e no facebook do designer português. 

Há um novo príncipe no parque do PSG: é brasileiro, já passou pelo Benfica, brilhou no Chelsea e pode ser ainda mais feliz na Copa do seu país. O momento é de David Luiz, mais uma estrela brasileira a brilhar no Parque dos Príncipes, em Paris.

B.I.
DAVID LUIZ
David Luiz Moreira Marinho 
Idade: 27 anos 
Data de nascimento: 22 de abril de 1987 

Naturalidade: Diadema, São Paulo, Brasil 
Altura: 1, 88 metros 
Peso: 83 quilos 

PERCURSO COMO JOGADOR
Posição: Defesa-central 
Percurso: São Paulo (1999/2001), Vitória (2001/2006), Benfica (2006/2011), Chelsea (2011/2014), PSG (2014) 
Principais títulos: Taça das Confederações 2013, Liga dos Campeões 2012, Liga Europa 2013, Liga portuguesa 2010, 3 Taças da Liga (2008, 2009, 2010), Taça de Inglaterra (2012), dois estaduais baianos (2005, 07) 

in MaisFutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário