domingo, 15 de junho de 2014

David Luiz e os dez passos da construção de um novo ídolo nacional

Um dos jogadores mais convocados na preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, David Luiz já realizou dois de três sonhos: chegou a um Mundial e foi reconhecido pelo povo. Só falta a taça de campeão. Ovacionado por onde passa, o zagueiro de 27 anos está na cola de Neymar em termos de popularidade nacional. 
Os amistosos contra Panamá e Sérvia e a estreia na Copa mostraram como o carisma de David anda em alta com o torcedor brasileiro. O GloboEsporte.com listou dez motivos para tamanha idolatria:

CABELO
A cabeleira de David Luiz é referência. Dentro e fora de campo. No estádio, ele é reconhecido de qualquer ponto da arquibancada. E nas ruas, os cachos são rapidamente associados a sua pessoa.
O zagueiro, aliás, admite que o estilo do seu cabelo ajuda em sua carreira. Mas também ressalta o lado ruim, de todos perceberem quando é ele que erra em campo. De maneira geral, há mais prós do que contras.
Reconhecido também pelo seu cabelo, Neymar fez uma brincadeira na sexta-feira passada sobre o penteado do zagueiro, fundindo a imagem dos dois.

CARETAS
Procure uma foto de David Luiz com o semblante normal. Mas prepare-se, porque a missão é complicada. “Nunca gostei de tirar foto sério”, diz ele.
Nem precisava dar explicações. Quem tem acompanhado o noticiário da seleção brasileira nesta Copa do Mundo já deve ter percebido suas caretas para os cliques dos fotógrafos. As caras e bocas do zagueiro, aliás, são admiradas pelo público. 

RAÇA
Quando David Luiz afasta uma bola da zaga, a torcida vai ao delírio. Quando David Luiz olha para a arquibancada e pede vibração, a resposta positiva é instantânea. Quando David Luiz dá um carrinho para salvar um gol, o torcedor aplaude. Se antes o brasileiro reclamava de falta de raça na Seleção, o camisa 4 tem ajudado a afastar essa imagem cada vez mais. É por isso que ele tem sido ovacionado Brasil afora.

CARISMA
Nos últimos quatro anos, durante toda a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, David Luiz subiu um degrau por vez até ser convocado para o Mundial. E além da técnica, o que o levou a convencer os treinadores, primeiro Mano e depois Felipão, foram suas qualidades como ser humano. Entre elas, a forma de ser: brincalhão, piadista, uma figuraça. Algo que também o aproximou do torcedor.

PATRIOTISMO
David Luiz enche a boca para dizer “meu país” quando se refere ao Brasil. Tinha como sonho não só disputar uma Copa do Mundo pela seleção brasileira, mas também ser reconhecido pelo “seu povo”, maneira como fala dos compatriotas. Preocupado com a situação política e econômica da sua terra natal, o zagueiro não tem vergonha do seu patriotismo. E torce para que os políticos façam um Brasil melhor.

HUMILDADE
Nascido e criado em Diadema, David Luiz jamais deixa de citar suas origens. Fala sempre das dificuldades em início de carreira, exalta as amizades daquela época e, principalmente, valoriza o que conquistou por ter arriscado ir embora do Brasil com apenas 18 anos.
Segundo sua mãe, Regina, sempre tratou bem os idosos e crianças. E hoje comanda um projeto social em Juiz de Fora, Minas Gerais.

LIDERANÇA
O capitão da seleção brasileira, aquele que leva a braçadeira, é Thiago Silva. Mas David Luiz é uma espécie de líder informal do grupo que disputa a Copa do Mundo. Cobra, dá conselhos, motiva... Na estreia contra a Croácia, por exemplo, o camisa 4 foi quem puxou a fila para comemorar o primeiro gol do Brasil junto de Felipão, que em menos de duas semanas perdeu um cunhado e um sobrinho.

FAMÍLIA
Quando fala sobre sua desenvoltura nas entrevistas ou da sua atenção com os fãs, David Luiz sempre lembra dos pais: os professores Regina e Ladislau. De acordo com o zagueiro, os dois não poderiam ter dado educação melhor a ele. E tem também a sua irmã, Isabelle. Ela é o xodó do zagueiro, uma espécie de porto seguro do camisa 4. É sustentado por esse tripé que o jogador busca motivação.

CONSCIÊNCIA
David Luiz é um dos jogadores mais atenciosos com a torcida brasileira. Sempre atende os pedidos de autógrafos e fotos quando possível. E mantendo a simpatia lá em cima. Recentemente, o zagueiro foi questionado sobre essa postura. E sua resposta foi que, como jogador de futebol, tem a noção exata do que ele representa e o contato com o público é saudável.

BOLA
O zagueiro não seria reconhecido internacionalmente só por conta do cabelo, do carisma, da humildade ou da liderança. David Luiz chegou ao auge de sua carreira porque dentro de campo também é um ótimo jogador. Marca bem, sai para o jogo, cobra falta... Não é à toa que o Paris Saint-Germain desembolsou mais de R$ 150 milhões para contratá-lo dos ingleses do Chelsea.

in Globo Esporte

Sem comentários:

Enviar um comentário